domingo, 2 de outubro de 2011

Espinafre - O Super-Herói das Hotaliças!

E aí, quem quer ficar fortão como o marinheiro Popeye??? rs
O espinafre é uma verdura de alto valor nutritivo. Os elementos ativos do espinafre são tão numerosos que, como se costuma dizer, substituem meia farmácia. Ocupa o primeiro lugar, com grande vantagem, entre as hortaliças, pelo seu conteúdo em proteínas, vitaminas e elementos minerais.

*Benefícios:
- Excelente fonte de antioxidantes e antagonistas do câncer. Ele contém quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais luteína do que o brócolis.
- Rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol
- Tem efeito regulador sobre o aparelho digestivo e evita a prisão de ventre. Ajuda a combater a obesidade e é muito útil contra a anemia.
- Fonte notável de clorofila e vitamina A.
- Rico em ferro, por isso, é recomendado às pessoas anêmicas, escleróticas e desnutridas, pois revigora o sangue e vence a fadiga.
- Ajuda combater a pressão arterial alta, a hemofilia, cálculos renais, menstruação escassa e dolorida, artrites, escorbuto e diarréias.

*Desvantagens:
Embora apresente inúmeros benefícios nutricionais, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, o que atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros minerais. Possível efeito tóxico quando ingerido em grandes quantidades. O consumo de espinafre em excesso não é recomendado para pessoas com problemas renais.

***O ferro contido nos vegetais pode ser melhor absorvido se você comer, na mesma refeição, carnes ou alimentos com alto teor de vitamina C, como acerola, abacaxi, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho ou tomate, que são estimulantes.

Fonte:
http://belezaesaude.dae.com.br/espinafre/
http://www.portalverde.com.br/alimentacao/perigos/espinafre.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/espinafre/espinafre-1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário