quinta-feira, 31 de maio de 2012

Frango Tandoori, Aloo Jeera (Batatas Indianas) e Guajarati (Salada de Cenoura Indiana)


Que tal uma refeição INDIANA? Olha, pra quem nunca comeu, super indico!
Tá certo que é uma culinária que é tradicionalmente marcada por bastante condimento, comida "forte", mas as vezes é tão gostoso né?!
Bom, hoje é aniversário do meu pai, e como tal, merecia que tivesse um almocinho especial. Foi uma boa de uma aventura pra poder preparar tudo a tempo. Por mais que eu tivesse deixado o frango já desossado, cortado e temperado desde ontem, o "negócio" foi encarar a churrasqueira! hahahaha
Não conseguia acender o fogo (muito vento), quando finalmente consegui, começou uma mega chuva, um vendaval, coisa feia, foi sofrido, mas no fim foi engraçado, sem contar que pelo meu pai, TOPO TUDO! rs
Eu realmente me surpreendi com o sabor destes pratos, além da aparência, claro. A cenoura preparada assim, ficou parecendo macarrão talharim. rsrs
Ah, e não sobrou nadica de nada, de tanto que o povo aqui curtiu. :D
Então vamos lá!!!


Frango Tandoori

*Ingredientes:

1,7kg de frango desossado, sem pele, em pedaços (usei coxa e sobrecoxa)
1 copo de iogurte natural desnatado
Suco de 1 limão
1 colher de chá de cúrcuma (popularmente chamado de açafrão ou açafrão-da-terra)
1 colher de sopa de páprica (usei a picante, se preferir, use a doce)
1 colher de sopa de coentro desidratado
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de sal
6 dentes de alho amassados

*Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes indicados para o tempero, se possível, bata bem no liquidificador ou processador, fazendo um molho para marinada. Adicione este molho a carne, misture e deixe marinando por pelo menos 8 horas ou de uma noite para o outro dia, sob refrigeração. Aqueça a churrasqueira ou grelha sob temperatura média e disponha os pedaços de frango para assar, isto vai levar em torno de 30 a 45 minutos, vá virando os pedaços até que estejam bem dourados.


Aloo Jeera - Batatas Indianas

*Ingredientes:

1 kg de batatas cozidas e cortadas em cubos
Azeite de oliva extra virgem (quantia generosa)
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de curry
2 colheres de chá de cúrcuma (açafrão)
1 colher de café de pimenta do reino
1 punhado de coentro picado
Sal

*Modo de preparo:

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente, adicione os condimentos, misture bem e em seguida acrescente as batatas já cozidas e cortadas. Mexa com cuidado para não quebrar demais as batatas, desligue o fogo e adicione o coentro.


Guajarati - Salada de Cenoura Indiana

*Ingredientes:

4 cenouras médias
1 colher de chá de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
Azeite extra virgem
Hortelã para decorar

*Modo de preparo:

Raspe as cascas das cenouras, passe-as no ralador grosso ou corte-as ao meio e passe-as no mandoline, (ralador de fatias), que fica como ficaram as minhas. Adicione todos os temperos e decore com as folhinhas de hortelã.



terça-feira, 29 de maio de 2012

Delícia de Pêra


Gente, esta foi a legítima receita "Quem não tem cão, caça com gato" hahaha
Eu não tinha os ingredientes bem certinho como mandava a receita, daí acabei fazendo com o que eu tinha por aqui, não sei se ficou tão boa quanto a receita original, mas também ficou bem boa! rs
E além de fazer diferente, tive que dobrar a receita, porque como muitos já sabem, aqui a família é grande! rs :D

Aproveitando para fazer saber ou relembrar:
"A pêra é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Contém, ainda, quantidades razoáveis de vitaminas A, C e B1, B2 e Niacina (B3), todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Como possui muitas fibras, a pêra é boa, também, contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.
É vulgarmente utilizada como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial, sendo considerada, também, um ótimo diurético.  Seu consumo, ainda, pode auxiliar na prevenção da queda dos cabelos e no tratamento de problemas de pele. O seu suco, inclusive, pode ser usado como ingrediente em máscaras para revitalizar pele seca e envelhecida. Por seu baixo valor calórico (56kl em 100gr) é uma fruta muito utilizada em regimes de emagrecimento."
De: http://correiogourmand.com.br/info_glossario_produtos_alimentos_frutas_frutos_pera.htm

Bom, a receita original era:
- 2 pêras
- 1 cálice de vinho do Porto;
- 1 colher de sopa de adoçante em pó;
- 1 embalagem de pudim dietético sabor leite condensado;
- 1 1/2 xícara de água.
De: http://tempoparavoce.blogspot.com.br/search/label/Del%C3%ADcia%20de%20P%C3%AAra


Como eu fiz:
*Ingredientes:

- 4 pêras
- 2 cálices de vinho tinto suave
- 2 colheres de adoçante para forno e fogão
- 2 embalagens de pudim dietético sabor baunilha
- 2 xícaras de leite desnatado
- 2 xícaras de água


*Modo de preparo:

Descasque e corte as pêras em cubos, leve ao fogo baixo juntamente com o vinho e o adoçante, por cerca de 7 minutos. Dilua o pudim no leite e acrescente aos outros ingredientes da panela, mexendo até engrossar. Distribua em potinhos e leve para gelar. Rende 8 porções.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Enroladinho de Berinjela com Abobrinha


Bom, esse prato foi mais um reaproveitamento de alimentos. Minha mãe tinha feito abobrinha refogada um dia anterior, sobrou bastante, daí como eu já sabia que se eu não desse uma "incrementada" nela, acabaria sendo jogada fora, então aproveitei duas berinjelas que eu tinha na geladeira.

Não fiz nada mais que...

- Cortei as berinjelas em fatias finas (sentido longitudinal);
- Passei um pouquinho de sal em cada fatia e deixar reservado durante uns 10 minutos (tirar o amargor);
- Escorri a água que forma pela desidratação com o sal;
- Temperei as berinjelas com aceto balsâmico de frutas vermelhas, pimenta do reino (lembrando que já tinha colocado sal antes)
- "Sapequei" a berinjela na frigideira com um fiozinho de azeite extra virgem;
- Reaqueci a abobrinha e recheei a berinjela;
- Salpiquei salsinha picada e;
- PRONTO! rs

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Falsa" Kafta e Barquinha de Chuchu



E aí, querem/precisam ingerir mais proteína?! Eu preciso!!!
Pois nessa "Falsa" Kafta, tem 4 tipos diferentes de proteína, digo falsa, porque não é a receita original, é uma modificada, colocaria o nome de "Kafta Modificada", mas ficaria muito nome de técnica cirúrgica. rs
Então, os quatro tipos de proteína nela são: Carne bovina, carne de soja (proteína de soja), ovo e quinoa.
A respeito da carne ainda não falei das suas propriedades nutricionais, mas do ovo está AQUI, da quinoa falei AQUI e da carne de soja AQUI.
Pra quem não gosta de carne de soja, essa é uma boa dica de consumo, misturá-la com a carne bovina nos preparados, isso lógico, se não for vegetariano. rs
E essa salada de chuchu... Olhando, ninguém dá nada pra ela, mas façam e comam pra ver, surpreendente! Até meu irmão que não gosta de chuchu, se deliciou! rs Ela pode ser servida assim, como acompanhamento ou também como entrada.

Falsa Kafta

*Ingredientes:

500g de carne moída (prefira cortes com pouca ou nenhuma gordura)
2 xícaras de proteína de soja (granulada - usei a escura)
4 xícaras de água fervente (para hidratar a proteína de soja)
1 xícara de quinoa em flocos (pode ser substituída pela quinoa em grão, já cozida)
2 ovos
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
Hortelã picada
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

*Modo de preparo:

Em uma tigela em separado, coloque a água quente sobre a soja, deixe-a separada por cerca de 10 minutos. Depois do tempo hidratando, aperte a soja para retirar toda a água, se preferir coloque-a numa peneira e aperte-a com o auxílio de uma colher. Depois de peneirada a proteína de soja, misture ela com todos os outros ingredientes. Coloque em um refratário e leve para assar em forno sob temperatura de 200 graus por cerca de 40 minutos (até que esteja toda cozida e dourada).


Barquinhas de Chuchu

*Ingredientes:

Chuchu
Cenoura cozida picada em cubos pequenos
Milho
Salsinha
Requeijão light

(Usei: 5 chuchus pequenos, 2 cenouras pequenas, 3 colheres de sopa de milho, salsinha e 1 colher de sopa de requeijão light)

*Modo de preparo:

Cozinhe o chuchu e depois de cozido parta-o ao meio, descasque e retire sua semente. OU, faça como eu, que já coloquei para cozer em água com sal, descascado, partido ao meio e sem a semente. Depois de cozido, com auxílio de uma colher de chá, retire o "miolo" abrindo espaço para o recheio e reserve. Em uma tigela misture o miolo do chuchu, com a cenoura, o milho, a salsinha e o requeijão light. Recheie os chuchus, e leve para geladeira até o momento de servir.

Soja e Carne de Soja!



Presente tanto nas prateleiras de supermercados como de farmácias, a soja é exatamente isso: um alimento de origem vegetal, rico em proteínas, que está sendo indicado por médicos como um remédio na redução dos riscos de câncer e doenças cardiovasculares, no controle de diabetes e na prevenção de osteoporose.

Para as mulheres, a soja na dieta pode ainda prevenir a tensão pré-menstrual e aliviar os sintomas indesejáveis do climatério (menopausa), como depressão, ansiedade, irritabilidade, insônia, ondas de calor e suores noturnos. Por todas as suas funções terapêuticas, a soja é também chamada de alimento funcional.

A carne de soja pode ser utilizada no preparo de pratos em substituição à carne bovina, uma vez que se assemelha muito na aparência, e quando bem preparada, no sabor. Além do excelente conteúdo de proteínas de alta qualidade, a vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no alto teor de fibras, na ausência de colesterol, e no baixo conteúdo de gorduras saturadas do alimento.

A única desvantagem fica por conta do menor conteúdo de ferro e ausência de vitamina B12, nutriente encontrado somente em alimentos de origem animal

Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína.

Pra quem não conhece a carne ou proteína de soja, seguem fotos com as variedades que podemos encontrar:

*Granulada: Geralmente, ideal para fazer todo tipo de salgados como hambúrguer, almôndegas, quibe, recheios em geral. Existe a clara e a escura.














*Média: Ideal para Estrogonofe, com legumes, refogados em geral, yakissoba, etc.


 











*Bifes: Tem uns que já vem em formato de bife! Dá para fazer ao molho, frito, acebolado, à milanesa, etc.

 















Fonte:


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Chips de Batata Doce


Tem gente que deve estar perguntando "Como assim, chips de batata doce???". Ou ainda tem quem esteja fazendo carinha de nojo "Ui, credo, chips de batata doce!!!" hahahaha
Seja lá o que você estiver pensando, eu digo: SIM, chips de batata doce!!! E NÃO, não é ruim, é bem gostoso, por sinal! rsrs
Pode ser servido como petisco, como entrada ou ainda como acompanhamento, ou acompanhada de patês e afins.

Além de ficar gostoso, é saudável, pois a batata doce:

- É rica em betacaroteno, ela sozinha é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina A do corpo;

- Possui também grandes quantidades de vitamina C, uma batata-doce média possui um terço da quantidade desta vitamina que o nosso corpo precisa para um dia todo;

- É rica em calorias, hidratos de carbono, vitaminas A, B1 e B5, e sais minerais: cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Apenas 100 gramas de batata-doce contêm uma quantidade de vitamina A equivalente a 23 quilos de batata comum!

- Combate a obesidade (pelo elevado grau de saciedade que proporciona). É um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Ou seja, ajuda a emagrecer!!!

- É também uma ótima alternativa de consumo entre 1 a 2 horas antes de alguma atividade física, principalmente Anaeróbica (musculação, por exemplo), por ter baixo índice glicêmico é lentamente absorvida, e proporcionará energia constante durante a atividade;


- Auxilia também no combate a arteriosclerose e hipertensão arterial.


Vamos a "receita"...

*Ingredientes:
Batata doce (Usei a roxa e a amarela)
Azeite ou margarina light
Sal (se quiser)

*Modo de preparo:
Descasque as batatas doces ou simplesmente as lave bem com uma escovinha e mantenha a casca (MUITO nutritiva). Corte/fatie as batatas, eu usei ralador. Unte uma forma ou refratário com uma pequena quantidade de azeite ou margarina light, disponha as fatias lado a lado, sem sobrepor. Leve ao forno sob temperatura de 220 graus, por 20 a 30 minutos, retire quando estiver sequinha. Muito cuidado, pra queimar é muito rápido, fique de olho! rs Adicione sal, se preferir. Armazene em recepiente bem fechado, do contrário, ela murcha.



Fonte (informações nutricionais):

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Curau Light


Com vocês mais uma receitinha de que hein?! MILHOOOOOOOOOOO!!! kkkkkkkk
Uma "dilíça"!!!! :D

*Ingredientes:

3 xícaras de milho ralado da espiga ou lata (usei de espiga)
2 xícaras de leite desnatado (na receita original, mandava colocar 4 xícaras de leite, não ia água, preferi usar água também, pra reduzir um pouco as calorias)
2 xícaras de água
3 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
1 colher de sopa de amido de milho
Canela em pó

*Modo de preparo:

No liquidificador, bata bem o milho juntamente com a água. Passe o conteúdo em uma peneira, coloque em uma panela e leve ao fogo médio/baixo. Acrescente o adoçante e 1 e 1/2 xícara de leite (deixando 1/2 xícara do leite para diluir o amido de milho posteriormente). Deixe ferver bem, cerca de uns 10 minutos, mexendo sempre. Depois adicione o amido de milho diluído no leite, vá mexendo até engrossar. Desligue o fogo e coloque em um refratário ou em potinhos de sobremesa. Polvilhe canela em pó em cima e leve para gelar.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Filé de Peito de Frango Grelhado Com Salada de Alface Americana, Escarola, Abacate e Salsinha


Infelizmente, esta foi a refeição mais light e saudável que fiz o fim de semana todo que passou.
Almocei isso no sábado, já pensando que a tarde teria café com as amigas, e o excesso é praticamente inevitável, uma coisa compensando outra. Por fim, no domingo teve feijoada, como que se faz "dieta" desse jeito? Tá errado, muito errado! Mas tudo já voltou aos eixos.. rs
Bom, na refeição do post de hoje, sem nada de segredo. O frango, temperei com alho, sal, curry e manjerona. Já a salada, temperada somente com limão, azeite e sal, tem muito verde e o abacate, que vem ganhando presença no prato de muitas pessoas e em receitas de chefes de cozinha renomados.
Postei isso mais pra falar do abacate, há quem vá questionar a presença dele aí na minha refeição e eu falando que foi uma refeição light e saudável, mas vamos discutir mais sobre essa fruta e no fim, vão perder boa parte ou toda essa imagem ruim que todos tem do pobre do abacate. rsrs

==> Rico em calorias por ter alta taxa de gordura o abacate é, porém, cortado na lista dos alimentos saudáveis, mas não deve ser proibido pois traz vários benefícios à saúde. A regra da moderação, mais uma vez, está valendo.
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.
Um alerta, porém: como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia e em se tratando de dieta, restrinja a ingestão por no máximo 1 a 2 vezes por semana.

*Benefícios:



  • Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
  • Possui ação antioxidante
  • Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
  • Possui ação antiinflamatória
  • Auxilia na desintoxicação do fígado
  • Evita fadiga mental
  • Ajuda na formação de ossos e dentes
  • Fornece energia aumentando a disposição



  • Num próximo post, quero comentar sobre a SALSINHA, que também estava presente na salada, e tem feito "revolução" aqui em casa. rs



    FONTE:

    http://belezaesaude.dae.com.br/abacate/
    http://informesaude.blogspot.com.br/2008/06/os-benefcios-de-consumir-o-abacate.html

    sexta-feira, 11 de maio de 2012

    Sorbet de Manga


    Sobremesa muito refrescante, gostosa e saudável!
    Aproveitando o embalo, me perguntaram o adoçante que uso. Bom, para bolos, eu prefiro usar o Magro, já para sobremesas, geléias/caldas, prefiro o Lowçucar, porque tem menos "gostão de adoçante" rs

    *Ingredientes:

    2 mangas picadas (sem fiapo)
    Suco de 1 limão
    1 pedaço de canela em pau
    Casca de 1 laranja
    4 colheres de adoçante para forno e fogão (prove a manga antes, para controlar a quantia de adoçante que vai utilizar)
    2 xícaras de gelo picado
    2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
    Hortelã para decorar

    *Modo de preparo:

    1) No dia anterior, prepare a manga:
    Coloque as mangas picadas, o adoçante, a casca da laranja, o suco do limão e a canela em pau em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo. A manda vai "desmanchar" e formará uma geléia. Coloque para gelar até o dia seguinte.

    2) No dia seguinte:
    Coloque "a geléia" de manga no liquidificador, o leite em pó e vá adicionando o gelo picado aos poucos, batendo bem.

    3) Coloque a mistura em uma forma de alumínio (usei uma forma de pão). Cubra com papel alumínio e leve para o freezer, por aproximadamente 6 horas. No momento de servir, bata novamente no liquidificador, para que fique com a consistência de sorvete.
     

    Moranga Recheada Com Carne Seca




    "Ai papai!" - Única coisa que tenho a dizer a respeito! hahahaha
    Comentários a parte: 1- Pena a moranga estar "machucadinha" (estragou a foto =/ )
                                    2- Não gastarei "milhões" de horas assando moranga em forno, como fazia antigamente, o negócio agora é assar no microondas, MUITO mais rápido e prático.
                     
        
    *Ingredientes:

    1 abóbora moranga de tamanho médio
    500g de carne seca (dessalgada e desfiada) - Prefira corte do traseiro, é mais magro e macio.
    2 copos de iogurte natural desnatado
    5 colheres de sopa de requeijão light
    3 dentes de alho amassados
    1 cebola média picada
    200g de mandioca cozida e picada
    5 colheres de sopa de salsinha picada

    *Modo de preparo:

    Lave bem a moranga com uma escovinha e a coloque para assar no microondas, em potência média por 15 minutos. Enquanto a abóbora assa, vá preparando o recheio. Em uma panela, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Acrescente a carne seca e deixe refogar. Junte a mandioca, o iorgurte e o requeijão, deixe ferver e engrossar. Ao finalizar o primeiro estágio dos 15 minutos de forno, abra uma tampa em cima da moranga. Faça o corte com a faca levemente inclinada, para que depois a tampa fique encaixada e não caia para dentro da moranga. Retire todo o miolo com as sementes. Com cuidado para não furar a casca, com o auxílio de uma colher, raspe dentro da moranga "abrindo" mais espaço para o recheio e junte ao molho este conteúdo retirado com a colher. Se a moranga não estiver molinha, acrescente mais tempo ao forno. Depois de tudo pronto, misture a salsinha ao recheio, coloque o recheio dentro da moranga e leve para o forno novamente para aquecer.

    domingo, 6 de maio de 2012

    Bolo de Milho Verde Light


    Gente, que bolo é esse? Bah, o café da manhã aqui em casa foi garantido! rsrs
    Como prometido no post da sopa cremosa de milho, aqui vai mais uma receitinha com o que, hein? Com MILHO! hahaha
    Pensem em um bolo bom, calorias reduzidas, nem farinha de trigo vai, a não ser para untar a forma! rs
    Tá bom, bolo gostoso, light e ainda mais uma vantagem, rico em proteína, tanto a proteína que contém no milho como a proteína presente na ricota, ingrediente que também faz parte desta receita. Para saber mais sobre a ricota, acesse aqui.
    Vamos parar de lenga lenga então e vamos a receita...

    *Ingredientes:

    2 xícaras de milho (direto da espiga ou em lata)
    200ml de leite desnatado
    5 colheres de sopa rasas de adoçante para forno e fogão (usei o Magro)
    1 ovo inteiro
    1 colher de sopa de requeijão light
    1 pitada de sal
    300gr de ricota amassada
    2 colheres de sopa de amido de milho
    2 claras em neve
    1 colher de sopa de fermento em pó

    *Modo de preparo:

    No liquidificador, adicione o milho, o leite, o adoçante, o ovo inteiro, o requeijão e a pitada de sal, bata bem. Depois, acrescente a ricota, bata bem novamente. Despeje o conteúdo do liqidificador em uma tigela, junte o restante dos ingredientes (clara em neve, amido de milho e fermento em pó) e misture com o auxílio de uma colher/espátula. Coloque a massa para assar em uma forma untada com margarina light e farinha, em banho maria, por cerca de 1 hora. Espere o bolo esfriar e desenforme.

    *Uma dica: Sempre que forem assar alguma coisa em banho maria, pingue algumas gotas de limão ou de vinagre na água, isso evita que "preteie" a(s) forma(s).

    *Receita original:
    http://tempoparavoce.blogspot.com.br/search/label/Bolo%20de%20Milho%20Verde%20Light

    sábado, 5 de maio de 2012

    Coxa e Sobrecoxa Desossada Recheada, Batatas Assadas e Salada Mista ao Molho de Mostarda e Mel


    O almoço saiu mais tarde aqui, mas SAIU! E diga-se de passagem, valeu a pena! =D
    Bom, como podem ver na foto, fiz o frango com a pele, e antes que me xinguem "Ah, mas frango com pele não é nada light!"... Justifico, mantive a pele porque o fiz assado, se tivesse feito na panela teria feito sem pele. Ao assar, a pele protege do ressecamento e dá pra separar a gordura depois, já na panela, não precisa se preocupar em ressecar e se fizer com pele, não dá pra separar a gordura que a pele solta.
    Enfim, ao consumir, retire a pele, diminuindo a quantia de gordura/calorias ingeridas.


    Coxas e Sobrecoxas Desossadas e Recheadas e Batatas Assadas

    *Ingredientes:

    - Frango:
    "Perna" de frango inteira - Coxa e sobrecoxa com osso ou já desossada
    Cenoura cortada em fatias
    Cebola em tiras
    Pimentão em tiras
    Sal
    Açafrão
    Sálvia

    -Batatas:
    Batatas
    Menjerona
    Sal
    Azeite de oliva














    *Modo de preparo:

    Se as coxas e sobrecoxas já forem desossadas, bem, se não forem, bora desossar! rs As minhas eram inteiras, precisei desossar. Percebam que é coxa + sobrecoxa, as duas juntas. Pernas desossadas, temperar com o alho, sal e o açafrão. Para rechear. coloque o recheio no centro da peça e enrole, prendendo com palitos de dente.














    Depois de recheadas, posicione-as em uma assadeira/refratário, cubra com papel alumínio e leve para assar sob temperatura média de 250º, durante cerca de 1 hora. Quando faltar aproximadamente 20 minutos para terminar de assar, adicione as batatas (cortadas e temperadas com um fio de azeite de oliva, sal e manjerona). Após as batatas estiverem assadas, retire o papel alumínio e deixe dourar tudo.


     Salada Mista

    Chicória picada
    Acelga picada
    Beterraba crua ralada


    Molho de Mostarda e Mel

    *Ingredientes:

    2 colheres de sopa de mostarda (prefira a Dijon, se não tiver, use a normal, amarela. Usei a normal)
    1 colher de sopa de mel
    1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
    1 colher de chá de aceto balsâmico
    Sal a gosto

    *Modo de preparo:

    Misture todos os ingredientes e está pronto o molhinho. Eu não dava nada pra esse molho, até que fiz e ó, fica MUITO bom. E a vantagem é que se não for consumido todo na hora, pode ser mantido sob refrigeração para ser utilizado outro dia. Além de combinar com vários outros tipos de salada.

    Sopa Cremosa de Milho, Abobrinha e Talo de Brócolis


    Ai ai, e esse friozinho hein?! Bah, pede uma sopinha! Vejam a fumacinha saindo da sopinha de ontem... huumm rs
    Nunca fui muito fã de sopa, mesmo que estivesse congelando tudo por aqui. Mas devo admitir, ontem deu uma baita vontade e resolvi procurar alguma receita que fosse LIGHT! A receita original (aqui) é somente com milho e abobrinha, mas eu tinha esses talos de brócolis na geladeira e resolvi acrescentar e deixar a sopinha mais nutritiva.
    E ah, devo avisá-los que virão mais algumas receitas com milho, ganhamos um saco dessa delícia, e amanhã tem novidades por aqui (espero que Curau Light e Bolo de Milho Light =D ).
    Gente, nem eu pensei que essa sopa fosse ficar tão boa hein, mas fica impressionantemente gostosa!
    E melhor, melhor e melhor de tudo, pouco calórica!!   \o/

    *Ingredientes:

    1 xícara de milho (raspado da espiga ou em lata)
    2 xícaras de leite desnatado
    1 abobrinha pequena (ralado no ralo grosso)
    Talos de meio maço de brócolis picados (ingrediente não obrigatório)
    1/2 colher de sopa de margarina light
    1 dente de alho picado ou amassado
    2 colheres de sopa de cebola picada
    Sal a gosto

    *Modo de preparo:

    Em uma panela, refogue o alho e a cebola na margarina light. Em seguida adicione o talo de brócolis, deixe refogando até que ele amoleça. Adicione a abobrinha e deixe refogando. Enquanto refoga tudo na panela, bata o milho juntamente com o leite, no liquidificador, bata bem, depois penere. Acrescente a parte líquida na panela e vá mexendo até que o milho cozinhe e tudo vá engrossando. Se fizer com milho ralado direto da espiga, demora um pouco mais pelo tempo de cozimento, se for de lata é mais rápido. Como fiz com milho "in natura", levou cerca de uns 8 - 10 minutos depois que começou fazer borbulhas.

    MILHO!


    Acredita-se que seja uma planta de origem americana, já que era cultivada desde o período pré-colombiano e desconhecida pela maioria dos europeus até a chegada destes à América. É um dos alimentos mais nutritivos que existem.

    Puro ou como ingredientes de outros produtos, é uma importante fonte de energia para o homem.

    O milho é altamente saudável, apesar de não ter ainda conseguido a nomeação de alimento funcional. Ele pode até substituir fontes de proteínas dentro de uma dieta balanceada, se for aliado a outros acompanhamentos. Como fornece carboidratos complexos, demora mais para ser digerido e aumenta a sensação de saciedade. É uma escolha melhor do que aqueles que fornecem apenas carboidratos simples, como arroz branco e outros produtos refinados. O milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para eliminação das toxinas do organismo humano. Portanto, é uma excelente alternativa para quem quer perder peso com saúde ou para vegetarianos, que podem optar por receitas que levem milho, ao invés de soja.

    Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas (A, E e do complexo B - B1), sais minerais (ferro, fósforo, potássio, cálcio), óleo, açúcares e gorduras.

    A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes, ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor.

    Apesar de ser utilizado na fabricação de pães, o milho não contém glúten. Em algumas receitas, pode-se substituir a farinha de trigo (que contém glúten), pela farinha de milho, tornando-se possível para consumo pelas pessoas intolerantes a esta substância
      

    *INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

    100 g de milho verde contêm:  100 calorias
                                                       3 g de proteína
                                                       2 g de gordura
                                                       17 g de carboidratos
                                                       4,6 g de fibras


    FONTE:

     

    terça-feira, 1 de maio de 2012

    Costela Bovina Assada, Legumes Mexidos e Abobrinha Enriquecida Com Quinoa e Semente de Linhaça


    Mais uma refeição "Sem Glamour", mas com um valor nutricional digamos que... interessante rsrs
    Já falei em outro post sobre os benefícios da QUINOA (aqui), quem ainda não sabe a respeito desse cereal fantástico, indico que procurem saber mais a respeito. Na foto infelizmente não dá pra ver a quinoa na abobrinha, usei em flocos, ou seja, é bem fininha e após o cozimento fica praticamente transparente, ao vivo dá pra ver, na foto não deu, ainda mais q tirei do celular. hahaha

    Costela Assada

    Temperei com alho, sal, pimenta do reino, alecrim e osmarim e levei ao forno embrulhada em papel alumínio.


    Legumes Mexidos

    *Ingredientes:

    Cenoura cozida
    Chuchu cozido
    Cebola picada
    Ovos
    Sal
    Gergelim negro

    *Modo de preparo:

    Cozinhe os legumes inteiros ou já picados. Em uma frigideira refogue a cebola picada em um fio de azeite, adicione os legumes, tempere como preferir e acrescente os ovos e mecha até que os ovos estejam cozidos.


    Abobrinha Enriquecida

    *Ingredientes:

    Abobrinha
    Semente de linhaça
    Alho
    Cebola
    Manjericão
    Manjerona

    *Modo de Preparo:

    Corte a abobrinha como preferir, eu cortei em 4 partes no sentido do comprimento e passei no ralador fino (o de cortar em rodelas). Em uma panela, refoque o alho e a cebola em um fio de azeite, acrescente a abobrinha, a linhaça e a quinoa. Mantenha a tampa aberta, pra abobrinha não "criar" água. Assim que refogar, acrescente o manjericão e a manjerona picadinhos e pronto!   =)

    Salada de Queijo Minas Light, Carne Móida Com Batatas, Arroz 7 cereais e Feijão


    Refeição sem nada de frescura, resolvi postar mais para sugestão da salada com o queijo minas, que é rico em proteína. Essa salada é uma boa opção pras pessoas que não gostam de usar o queijo minas, que é um queijo magro, em sanduíches, fica bem gostosa! Além de o preparo ser EXTREMAMENTE simples rs

    Salada de Queijo Minas Light

    Queijo minas light - cortado do tamanho que preferir
    Cenoura ralada
    Azeitona picada
    Gergelim negro/branco
    Manjericão picadinho
    Azeite
    Vinagre de maçã
    Sal

    **Dá pra acrescentar o que preferirem, eu só usei estes ingredientes porque estava bem sem tempo mesmo. Sugestões de mais ingredientes, ou substitutos: pepino japonês, alface picada, beterraba ralada, pimentão picado, tomate picado... Usem o que gostarem mais! rs